Aprenda cinco dicas para conservar vinho em casa

Categorias:Dicas
dripp

Todos que se apaixonam e descobrem o prazer proporcionado pelo vinho logo têm uma grande dúvida: como conservar bem a bebida em casa? Aprenda cinco dicas de como fazer isso!

Wine1-600x270

O desejo de preservar o vinho por mais tempo é antigo e uma das grandes contribuições para isso veio com a criação das garrafas de vidros, em 1630, e com as rolhas de cortiça.

A garrafa de vidro tornou-se o mais eficiente vasilhame e superou todos os demais, tanto na preservação do vinho, quanto na questão do transporte. Pois, dentro dos outros vasilhames a bebida rapidamente era prejudicada e logo entrava em processo de oxidação. Apesar de há séculos ter inúmeras aplicações, o uso da cortiça como vedante de vinho é recente, aproximadamente a partir do século XVII. O que torna a rolha de cortiça um vedante perfeito é a sua composição leve, flexível, elástica e impermeável.

O mais importante é manter o vinho sempre bem vedado para evitar o contato com o oxigênio e com fungos. Rolhas de cortiça, sintéticas e screwcap desempenham muito bem o papel de vedantes.

Então, seguindo com o nosso desejo de descomplicar e democratizar o consumo do vinho, eu selecionei cinco dicas que vão ajudar a você leitor a preservar a bebida de baco da maneira mais simples e eficiente possível.

Vamos às recomendações!

1. Você deve buscar manter os vinhos longe da luminosidade solar e fluorescente. Busque por um ambiente escuro, o mais escuro da casa;

2. Evite locais quentes, o ideal é procurar o local mais frio da residência para que a bebida fique armazenada, de preferência, entre 14°C e 18°C;

3. Para a rolha não ressecar e levar ao vazamento do vinho, mantenha-o em um ambiente com a umidade relativa do ar acima de 65%. Pois, mesmo que a bebida esteja deitada e o clima for seco, vai haver vazamento;

4. O local onde o vinho será armazenado precisa ser livre de trepidação;

5. Por fim, você pode optar por adegas ‘econômicas’ ou armários frigoríficos próprios, que atendam às necessidades de temperaturas amenas, tenham o mínimo possível de claridade e também de umidade.

Abuse da criatividade e crie um espaço descontraído para abrigar os vinhos. Seguindo essas recomendações você pode conservar a bebida com as características e as qualidades ideais para ser consumido.

As dicas são para guardar o vinho ainda fechado, a fim de melhorar, por exemplo, o sabor da bebida. Mas, depois de retirada a tampa (rolha ou screwcap) o caminho para o declínio é inevitável e em questão de dias.

Fonte: Somelier Wine

Deixe uma resposta

Nome*
Email*
Url

três × dois =

Sua mensagem*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>